Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Discipular e Ser Discipulado



Quando se trata de discipular, falamos em ser exemplo do caráter de Cristo à alguém. É ensinar a tal pessoa que te foi destinada, a viver como discipulo de Cristo, e ser exemplo do que ensina. Se você tem um pastor, por exemplo, ele te discipula. A questão na verdade é que em muitas vezes, enquanto discipulamos, não aceitamos ser discipulados, ou então aceitamos, mas apenas por pessoas que tem uma reputação julgada "mais cristã" do que a nossa, como por exemplo um pastor, ou algum lider, uma pessoa que você costuma tomar como exemplo. O que tenho percebido e sentido na pele nos últimos tempos, é que, se discipulamos, automaticamente temos que nos permitir ser discipulados, afinal, discipular inclue ser exemplo também de humildade, e de não nos colocarmos superior ou inferior à alguém. Quando menos esperei, precisei de um exemplo. Algumas pessoas me ouviram dizer que eu posso dar exemplo, mas que não sou perfeita. E realmente é verdade, mas na prática, o que realmente quis passar, foi que ao mesmo tempo que discipulo, também tenho que ser discipulada. Não sei quantos são os que assumem no púlpito que não são perfeitos ou que também são discipulados, mas, acredite: pastores e pessoas que você toma como exemplo, também são discipuladas! Acredito eu, que isso se deva ao fato de não existir pessoas perfeitas, ou então pessoas que não tem mais nada a aprender. Inclusive, na minha opinião, se alguém pensa assim, essa pessoa tem muito o que aprender. E quem disse que é um sermão? Eu mesma já pensei isso. Pois é... Mas hoje, enquanto ensino, já não me limito em ensinar... todo ensinamento é uma aprendizagem pra mim. E como tenho história pra contar das vezes que pessoas chegaram até mim dizendo estar totalmente "no chão" e após uma conversa e outra, essa mesma pessoa vem até mim e me fala a mesma coisa que eu falei como consolo à ela, só que em outras palavras, no momento em que eu mais estava precisando, sem nem mesmo eu precisar falar que estava precisando ouvir aquilo... Ou então, quantas vezes já precisei ouvir de alguém tudo que eu já sei e ensinei a outra pessoa, só por estar passando por um momento de fraqueza... Pois é galera, discípulo, além de discipular, também precisa ser discipulado. Afinal, se não fosse discipulado, não teria se tornado um discípulo. Cada mínimo testemunho é mais uma grande aprendizagem para nossa vida. Inclusive, a palavra discípulo, no grego, significa aluno, aquele que é aprendiz. Boa semana, Deus abençõe!

___

"Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados." (Hebreus 2:18)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário